lunes, abril 27, 2009
Real Beleza!

E o mundo mais uma vez tenta reavaliar os conceitos de beleza!

Há duas semanas que um dos vídeos mais visto no Youtube é o da britânica Susan Boyle, uma senhora do interior da Inglaterra que nunca beijou um homem em sua vida e tem uma voz incrível.

O que causa tanta comoção, não o fato dela nunca ter beijado alguém em seus 47 anos, mas sua aparência, pois seu físico não esta dentro dos padrões de beleza, o que nos leva a duas reações: 1. (a mais normal), rir da aparência da pessoa, ridicularizando-a sem levar em conta que isso pode fazer mau a ela; 2. Sentir pena e tentar deixar-la bem, acolher-la. No programa de TV que ela foi se apresentar, a primeira opção foi que aconteceu, até mesmo os jurados riram da aparência dela. Mas o silencio e espanto venho assim que Susan começou a cantar e, agora, encantar a todos com a potência e beleza sincera de sua voz.

No mundo sempre se viveu uma ditadura da aparência, mesmo que de uma maneira hipócrita, digamos que jamais julgamos alguém pela aparência. Porém é fato que sempre, desde os tempos mais antigos, a beleza física é levada mais em consideração que a personalidade e essência de uma pessoa. Só que hoje em dia a coisa está brutal, a ditadura da aparência, do culto a beleza física, é insana. Pessoas, principalmente adolescente sofrem com o booling nas escolas, outras pessoas perdem oportunidades, o número de cirurgias plásticas aumentaram ao ponto de você poder pagar em 10x sem juros, sem contar as adolescente que em fase de formação do corpo se submetem a cirurgias ou entram em estado de anorexia ou bulemia, na louca busca pela perfeição da beleza.

Em vez de vermos Susan Boyle como um conto infantil, fabula ou o que for, deveríamos parar e perceber a insanidade de julgarmos pessoas pela aparência. Mas ver o que elas são de verdade. Para com essas agressões sociais, culturais e psicológicas que o culto a beleza faz com cada um de nós. Afinal beleza é um conceito subjetivo e totalmente mutável!



Momento Real Beleza
VIVA a real beleza!!! Quem me conhece sabe que nunca liguei para aparência, não ligo se a pessoa é aparentemente bonita, o que me interessa é o conteúdo! Embora eu trabalhe no área de moda e tenha que todos os dias escutar futilidades de “pessoas bonitas”, por isso mesmo estou começando a mudar de emprego.