No final do filme “O Advogado do Diabo”, o diabo, interpretado por Al Paciono, diz a seguinte frase: A vaidade é meu pecado favorito. E entra o som de Sympathy For The Devil dos Rollings Stones. Um final fabulosos, além de todo o monologo que o Diabo faz antes.
Adoro observar as pessoas, fato que muitos já sabem, até porque adoro filosofar e estudar sobre o comportamento humanos e as linguagens visuais/ midiáticas que existem na relação individuo e sociedade. O que nos leva a vaidade, sim! Porque a necessidade de se expor e uma conseqüência da vaidade, não necessariamente para todos os casos, na sua grande maioria sim.
Percebo que a necessidade de se firmar como “melhor” ou “nos sabemos” ou a simples necessidade de sentir o comando nas mãos...ou a necessidade de ser “bajulados” é muito presente no ser humano, numa parte. E assim que essa bolha de bajulação, de vaidade, cai. O chão some. Por que lidar com criticas reais é difícil pra todos, afinal quem gosta que apontem os nossos defeitos? Ninguém. Mas ai vem o processo de amadurecimento e desvinculação da vaidade, de sentar refletir e dizer, ok!
A vaidade causa vários danos, tanto na pessoa vaidosa como nas que a rodeiam, porque a superioridade – falsa, não real – é tanta que acha que brincadeiras podem ser feitas todo o tempo com as pessoas e não percebem que podem machucar, ofender e humilhar as pessoas q sofrem com elas
Fato é a Vaidade tem diversas conseqüências como cegueira no convívio social até o desrespeito, porém para pessoas vaidosas elas sempre respeitam. Respeito e comunhão social não é dar abraços, beber cerveja, falar te amo, te adoro, fazer gritinhos ou orações. Comunhão é de verdade estar se olhando e olhando o resto e respeitando a diferenças, mesmo que alguém não te agrade, na brincar com ele, mas tratar-lo com respeito.
Sim, mas uma vez fico observando e desgosto do que observo, mas é um processo social – frase a la Durkheim! Manterei a fé na sociedade e na humanidade, por alguma razão Ele decidiu nos criar, será q foi um bug?
Besitos, Soleil
Momento Algo mais?
Quem acompanha o blog sabe q janeiro foi terrível: termino de relacionamento, amigo que sofreu um acidente e ainda esta em coma. E ontem chego de uma terrível desilusão e abro meus e-mails e leio um mail da minha Nona (abuelita) falando que minha prima de 20 anos capotou numa moto e tá internada! Ok, q ela foi burra de subir numa maoto de carona com um bebado! E acabo de receber a notícia que a mamis de uma amiga faleceu. Que mais vai acontecer este ano? Mas coisas boas aconteceram...e estão acontecendo, afinal pude escutar uma voz para me acalmar ontem, apesar de nem contar nada do que me aconteceu, mas escutar me fez bem!


