lunes, febrero 16, 2009
Avenida Dropsie


Quem conhece HQ sabe muito bem que graphic novels é essa, pra mim uma das melhores do mestre Will Eisner! Mas imaginem a demência de transformar esta obra-prima dos HQ em uma peça de tearto, sem perder a característica de graphic novels? Apenas loucos amante do teatro e de boas história fariam...pois bem! Fizeram...a CIA Sutil fez isso em 2005 e agora está novamente em cartaz no teatro popular do Sesi!

A história toda tem como cenário a Avenida Dropsie, em especial seus moradores, pedestres e os prédios. Uma mistura de histórias que mostram como era a vida numa cidade grande com todos os seus personagens e temporalidades, passando por diversas situações cotidianas de casais apaixonados, adolescente loucas, impersonalidade social, bebados...tudo!

A CIA Sutil, conseguiu passar exatamente a Graphic novels pro palco. Com recursos teatrais misturados com vídeo. O trabalho corporal dos atores é FANTÁSTICO, afinal não há muito texto e menos textos complexos, a complexidade está na forma corporal de cada personagem, coisa que todo o elenco trabalhou perfeitamente a expressividade corporea e facial! A trilha sonora durante toda a peça é perfeita, casado exatamente com cada momento e fazendo o som ambiente. Cenógrafia? O que falar...ficou divina, tanto o trabalho da espacialidade no palco como a imagem, a chuva ficou perfeita! Figurinos perfeitos, dentro do que foi desenhado no HQ. As interferências de textos e projeções criam a diagramação da página do quadrinhos, ou melhor, da Graphic Novels.

E o fechamento com a narração do Gian Francesco Guarnieri...perfeito, quem melhor q este mago da interpretação para ler com o verdadeiro sentimento esta narração de Avenida Dropsie!

Se não assitiu corram! E se alguém quiser companhia pra assitir...pode me chamar!

Acho q esta peça deve ser dedicada a este bom velhinho, ator e mago da dramaturgia Guarnieri, que deve estar no céu dos caras legais!


Momento Teatrinho
cada vez q vejo uma montagem desta qualidade e sinto o teatro...fico mais convicta que amo a ansiedade de estar na cochia esperando a entrada...e escutar os aplausos no final...e ver q cada pessoa do público por alguns minutos foram levados a outro mundo!